NEW! Venha fazer parte da comunidade de doadores do portal Timon Diário! SOBRE

Maranhão

Flávio Dino começará a reabertura gradual do comércio no Maranhão a partir do dia 25/05

3 Mins read

Governador do Maranhão disse nesta quinta (21), que caso ocorra a segunda onda de infecção pelo novo coronavírus, decreto será revogado e medidas rígidas poderão ser implementadas novamente no estado.


Governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), durante pronunciamento virtual nesta quinta-feira (21). — Foto: Reprodução/Redes sociais

Governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), durante pronunciamento virtual nesta quinta-feira (21). — Foto: Reprodução/Redes sociais

Em pronunciamento virtual nesta quinta-feira (21), o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), falou sobre a reabertura gradual do comércio a partir da próxima semana. Ele afirmou que a ação será uma experiência e caso ocorra a ‘segunda onda’ de infecção pela Covid-19, o decreto poderá se revisto e medidas mais rígidas poderão ser implementadas novamente no estado.

“Temos indicadores que possamos fazer uma tentativa de reabertura, mas não há 100% de certeza e não há precedentes. Se houver a chamada de ‘segunda onda’, haverá a revisão do decreto e a volta de medidas mais rígidas no estado inteiro ou por regiões. A situação concreta é menos grave do que há duas semanas atrás, mas ela ainda não está 100% ratificada”, disse Dino.

Interior do estado

O governador disse que ainda há muitos desafios de controle da doença no interior do estado, já que a curva de infecção pela Covid-19 está em alta em alguns municípios. Já em relação a Grande Ilha de São Luís, ele afirmou que há uma tendência de estabilização e que as medidas como o ‘lockdown’ (bloqueio total) e o rodízio de veículos ajudaram na queda dos indicadores.

Flávio Dino aproveitou a ocasião para anunciar que ainda nesta quinta, serão implementados dez novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para tratamento da Covid-19 em Imperatriz, segunda maior cidade do Maranhão. O município alcançou nesta quinta-feira (21) a taxa de ocupação máxima de leitos.

Imperatriz vem tendo um alto crescimento do novo coronavírus — Foto: Divulgação/Governo do Maranhão

Imperatriz vem tendo um alto crescimento do novo coronavírus — Foto: Divulgação/Governo do Maranhão

Por conta do crescimento de casos no interior, o governo considera adotar em breve, medidas mais rígidas em Imperatriz e em cidades que estão apresentando altos números de infecção pelo novo coronavírus. Somente em Imperatriz, já foram registrados mais de 1,1 mil casos de Covid-19, de acordo com o último boletim da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

“Há uma tendência de forte ascensão em outras regiões, manteremos a vigilância máxima porque temos uma situação extremamente grave. Teremos semanas bastante duras, mas acreditamos que com a ajuda de muitos métodos e pessoas podemos vencer o coronavírus”, afirmou Dino.

Adiamento das aulas

De acordo com Flávio Dino, na próxima semana será publicado um decreto de adiamento das aulas de escolas, universidades e institutos técnicos estaduais, por pelo menos 15 dias. O retorno das atividades estava previsto para o dia 1º de junho.

Fiscalização

O governo anunciou que estabelecimentos comerciais que descumprirem regras sanitárias em casos mais graves de violação da saúde, serão denunciados ao Ministério Público do Maranhão (MP-MA) e ao Ministério Público do Trabalho (MPT). Os estabelecimentos também poderão receber multas ou serem interditados.

A população também vai poder denunciar por meio de um aplicativo de mensagens, a violação de regras de higiene, aglomerações e até o não uso de máscaras nas ruas e em estabelecimentos. As denúncias poderão ser enviadas para (98) 99162-8274, (98) 98356-0374 ou (98) 99970-0608.

Uso de máscaras e distanciamento social

Como ainda não há nenhum medicamento comprovadamente eficaz ou vacina contra a Covid-19, o distanciamento é uma das medidas recomendadas por organizações de saúde de todo o mundo. Por isso, quando há a possibilidade de ficar em casa, o indivíduo protege a si e aos outros.

Além do distanciamento social, a única maneira de impedir a transmissão pelo novo coronavírus é usando máscaras para evitar que gotículas infectadas sejam soltas no ar, por meio da boca ou pelo nariz quando a pessoa fala, tosse ou espirra.

Com o uso de máscaras, as gotículas ficam na superfície do acessório e não se espalham. Com menos vírus em circulação, diminui o contágio.

Relacionadas
Maranhão

Preso suspeito de participar de 'sapatinhos' no interior do Maranhão

1 Mins read
O ‘sapatinho’ ocorre quando a vítima da ação criminosa é um funcionário de instituição financeira que, sob ameaça, é forçado a retirar…
Maranhão

Governador do Maranhão anuncia datas para volta de academias, bares e restaurantes e remarca volta às aulas

1 Mins read
Flávio Dino (PCdoB) também marcou volta de treinos e jogos de futebol no estado. Em entrevista coletiva realizada pela internet na manhã…
EconomiaMaranhão

BNDES, Banco do Nordeste, Basa, Caixa e Banco do Brasil lançam crédito para micro e pequenas empresas

2 Mins read
Cerca de 120 empresários de micro, médias e pequenas empresas maranhenses assistiram semana passa à videoconferência “Acesso às Linhas de Crédito Emergenciais…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *